Ser aposentado não dá prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda. Se você for aposentado, mas tiver menos de 60 anos, entrará na fila junto com os demais contribuintes.
Um dos poucos critérios previstos em lei para ordenar o pagamento da restituição do Imposto de Renda é o que estabelece a prioridade para contribuintes com mais de 60 anos de idade. Entre os idosos, aqueles com mais de 80 anos possuem preferência especial no pagamento sobre os demais. A restituição é feita também priorizando pessoas com deficiência física ou mental e portadores de doenças graves, segundo estabelece a lei 9.784/99.
Contudo, também é importante ressaltar que a Receita esclarece que o calendário de restituição é estabelecido com respeito à ordem de entrega da declaração do imposto de renda pelos contribuintes. Ou seja, os primeiros a entregaram serão os primeiros a receberem a restituição. Porém, vale destacar ainda que a maioria dos contribuintes deixam para realizar a entrega no último dia.
Além das situações já citadas, professores também têm direito à prioridade no pagamento da restituição, desde que comprove que o magistério constitui sua principal fonte de renda.