Comissões temáticas tomam posse na OAB-PI

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-Pi), Willian Guimarães, empossou, na noite da última segunda-feira (25), os novos membros das 45 Comissões Temáticas da Instituição. Este ano, a OAB-PI contará com 15 novas Comissões, o que irá melhorar a atuação da Ordem junto à sociedade piauiense.
Para o presidente Willian Guimarães, a posse das Comissões inicia, de fato, os trabalhos da OAB-PI para o triênio 2013\2015.  “Através desses representantes, a OAB-PI capilariza o esforço necessário para atender às demandas da sociedade. Hoje empossamos 15 novas comissões. Isso significa novas idéias e novas frentes de trabalho”, frisa o presidente, ao destacar a criação da Comissão de Trânsito.
“O Direito é muito dinâmico. Este ano percebemos o quanto o trânsito tem causado problemas à sociedade. Por isso, vamos atuar junto aos órgãos responsáveis para diminuir estes problemas”, completa Guimarães.
As 45 Comissões serão coordenadas pela vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda. Ela destaca que a coordenação irá unir forças para cumprir as metas estabelecidas, fazendo um trabalho voltado não só para a classe, mas também para toda a sociedade. “Nós vamos manter um relacionamento das Comissões com os demais órgãos da OAB-PI, para que, assim, possamos ter um planejamento estratégico com resultados”, finaliza Eduarda.
As Comissões atuam como um canal entre a OAB-PI e a população no que diz respeito aos interesses sociais. Isso porque elas são responsáveis pela viabilização de ações da Ordem nos interesse da classe, bem como dos mais diversos segmentos sociais, como Direitos Humanos, Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Direito à Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Combate à Corrupção, entre outros.
Além da prestação de serviço, as Comissões têm um caráter educativo, informativo e de orientação através da promoção de debates e campanha de esclarecimentos à população, apontando problemas e, sobretudo, buscando soluções.
Entre os projetos que serão criados ainda este ano, é destaque a iniciativa da Comissão dos Direitos Humanos, que será presidida pelo advogado Campelo Filho. O Comitê irá criar o “Centro de Referência dos Direitos Humanos”, que irá atuar em três vertentes: A inserção do deficiente físico no mercado de trabalho, a criação do Núcleo de Assistência às Vítimas da Violência e a capacitação em Direitos Humanos. “Teremos uma atuação ativa em diversos aspectos da sociedade”, frisa o presidente da Comissão, Campelo Filho.
Fonte: OAB-PI