Conselheira da OAB recebe título de Cidadania Teresinense

posse oabpiA Deputada Estadual e Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Margarete de  Castro Coelho recebeu, na noite desta terça-feira (27), o título honorífico de Cidadã Teresinense. A solenidade de entrega do título aconteceu no Plenário Vereador José Ommati, na Câmara Municipal de Teresina. O título foi concedido por proposição da Vereadora Graça Amorim (PTB) e aprovado por unanimidade pelos vereadores devido aos relevantes serviços prestados por Margarete à Teresina.

Natural de São Raimundo Nonato, Margarete Coelho é advogada, formada pela Universidade Federal do Piauí; especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina; especialista em Direito Constitucional e em Direito Eleitoral pela Universidade Federal do Piauí e Mestranda em Direito Público pela FACID/UNISINOS. Foi professora do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí e em 2010 foi eleita para seu primeiro mandato de Deputada Estadual pelo Partido Progressista.
Segundo a Conselheira, este momento será inesquecível. Margarete declarou que sempre se sentiu muito acolhida e compreendida por Teresina e, agora, este título oficializa a relação de amor e carinho com a cidade. “Este título certifica uma relação de amor, carinho e respeito. Posso, oficialmente, chamar minhas filhas, meus amigos e o povo que sempre acreditou no meu trabalho de meus conterrâneos”, disse Margarete.
Margarete Coelho declarou, ainda, que todo o reconhecimento do seu trabalho é fruto da advocacia, que, amparada na OAB-PI, aprendeu a trabalhar com respeito, ética e solidariedade. “Foi na advocacia e na Casa da Cidadania que aprendi os bons valores de como fazer uma boa política, uma política utilizada como instrumento de transformação social”, finalizou a deputada.
Compondo a mesa de honra e representando a Ordem, o secretário geral da OAB-PI, Sebastião Rodrigues, afirmou que a concessão do título de Cidadã Teresinense à Margarete Coelho foi uma homenagem justa por ser fruto da trajetória pessoal, profissional e, principalmente, uma trajetória de serviços públicos em nossa cidade. “A OAB-PI também se sente prestigiada neste momento por ter uma representante que contribui para o exercício da cidadania”, explicou o secretário.
Durante a solenidade, a vereadora Graça Amorim (PTB) destacou a relevância do trabalho de Margarete como Deputada Estadual e relembrou a trajetória de Margarete desde a década de 70, quando a mesma veio estudar em Teresina, até o seu sucesso profissional em 2013. “Desde 2011, em seu primeiro mandato como Deputada Estadual, se revela como uma das parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa do Piauí, defendendo diversas causas, em diversas frentes, como a defesa dos direitos das mulheres, o uso responsável dos nossos recursos naturais, o combate às drogas, dentre outras causas de extrema relevância”, discursou Graça Amorim.
Na ocasião, registrou-se a presença do vereador Inácio Carvalho e do presidente estadual do Partido Progressista, Júlio Arcoverde.
Fonte: OAB/PI