OAB-PI lança, hoje, Centro de Referência em Direitos Humanos

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, lançará, hoje, o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Núcleo de Apoio às Vítimas da Violência. A solenidade acontecerá logo mais, às 19h, no Auditório da Instituição e contará com a presença do cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Gregory Holliday, que virá à capital para conhecer os projetos que serão desenvolvidos pelo Centro, visando possível cooperação entre o governo norte-americano e a OAB-PI.

O projeto de criação do Centro é uma parceria entre a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio/PI), Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) entre outras instituições, representativas da sociedade civil.

“Queremos ampliar a atuação da Comissão para mostrar que os direitos humanos têm outras dimensões e vão além do atendimento àqueles que foram acusados ou condenados por crimes”, afirma o presidente da comissão, Campelo Filho. Segundo ele, o Centro deve ser referência para o atendimento aos casos de violação de direitos no Piauí e terá um Núcleo de Apoio às Vítimas da Violência (NAVVI).

O advogado afirma ainda que um serviço de recepção e monitoramento de denúncias, sensibilização da sociedade e a construção de parcerias são estratégias fundamentais para ampliar a mobilização no Estado. “Enfrentar a situação de desrespeito aos direitos humanos e a qualquer vítima de violação é mais que uma prioridade da OAB-PI, reverte-se de uma ação moral de proteção da dignidade humana”, frisa.

 

Fonte: Site OAB-PI