O vice-líder do PSDB, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), afirmou há pouco que os líderes partidários decidiram votar hoje à noite, em sessão extraordinária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 349/01, que acaba com o sigilo de todas as votações no Congresso Nacional, e nos legislativos estaduais e municipais.
Essa proposta já foi aprovada em primeiro turno, em 2006, mas ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara antes de ir para o Senado.
Macris é relator de outra PEC (196/12), que prevê voto aberto apenas para as cassações de mandato parlamentar. Segundo ele, essa matéria vai continuar tramitando na comissão especial, porque já passou pelo Senado e poderá ser promulgada antes da PEC 349.
O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), apresentou nesta terça um requerimento para inclusão da PEC na sessão plenário de logo mais. Pedido semelhante foi feito ontem pelo líder do PSB, deputado Beto Albuquerque (RS).
Repúdio
Durante a reunião dos líderes, também foi acertada a aprovação de uma moção de repúdio aos Estados Unidos por causa das denúncias que foram ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo, sobre ações de espionagem do governo americano contra autoridades brasileiras, incluindo a presidente da República, Dilma Rousseff.
O texto que será analisado pelos deputados foi sugerido pelo líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). A aprovação recebeu apoio do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. “Essa moção será aprovada com muito vigor pelo Plenário”, declarou Alves.
Fonte: Agência Câmara