O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, ministrou a palestra “Atuação dos Advogados nas Comarcas e Recebimentos dos Advogados pelo Juiz”, na última segunda-feira (29), para os novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
O evento foi promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Piauí e abordou temas relativos à atuação profissional dos novos magistrados.
De acordo com Guimarães, a seccional piauiense da Ordem possui, aproximadamente, oito mil advogados atuando em todas as regiões do Estado e, para que esses profissionais desempenhem plenamente suas atividades, é necessário que os seus direitos sejam resguardados. “A própria magistratura deve velar pelas prerrogativas dos advogados”, frisa.
O presidente da OAB-PI apontou alguns dos direitos garantidos pelo Estatuto da Advocacia e da OAB, tais como a inviolabilidade dos escritórios de advocacia e acesso aos autos do processo, à secretária e ao magistrado. “O exercício da advocacia é fundamental para o Estado democrático de Direito”, conclui Guimarães.
Fonte: OAB-PI